Ação de Marketing para sua Marca

Analisando a carteira de clientes, é muito difícil dizer o quanto foi preciso investir nela. Você e sua equipe saberiam dizer o quanto foi despendido em estratégias de marketing de relacionamento, recursos humanos e materiais?

 

É, definitivamente, uma conta tão complexa quanto o esforço de conquistar uma base de clientes de valor. Por isso, nada melhor do que brindar essa parceria, uma sintonia fina entre demanda e serviço ofertado, não é mesmo?

 

Neste post trouxemos algumas ações de marketing ao longo do ano com presentes corporativos que vão consolidar o bom relacionamento com seus clientes e fomentar novos negócios no futuro. Confira!

 

Crie um evento com gastronomia temática

A ideia de promover um jantar ou confraternização com seus clientes propondo uma temática especial pode aguçar o interesse, aumentar a taxa de adesão, e claro, promover uma experiência única.

 

Ao final do evento, presentear os convidados com um porta vinho e a receita de como fazer uma receita especial fará com que a experiência seja prolongada e os laços com o cliente valorizados.

 

Considere as conexões positivas que podem ser criadas entre os convidados

Algumas empresas atendem nichos específicos, outras abrangem diversos mercados que, por vezes, se complementam como é o caso das empresas de aviação executiva e agências de viagens especializadas em destinos exclusivos.

 

Assim, os executivos de diferentes empresas podem fazer parte de um mesmo networking, ou serem gratos pela oportunidade de construí-los durante um evento.

 

Apesar de parecer uma etapa simples, é preciso lembrar que estar ou não entre os convidados de uma festa, ativa gatilhos mentais importantes, como:

 

Pertencimento, que para níveis hierárquicos mais elevados é muito importante; e

Exclusividade, que complementa a estratégia demonstrando que apenas um grupo seleto fará parte do evento.

Considerando isso, ao desenvolver a lista de convidados, tenham em mente as novas conexões que podem se formar e como isso pode fortalecer a rede de clientes engajados e defensores da empresa.

 

Priorize o relacionamento

Presentear o cliente é um momento para agradecer a parceria e valorizar a escolha que ele fez em contratar a empresa, por isso, não use o momento para propor novos negócios ou anunciar uma oferta.

 

Ações de marketing durante o ano todo devem privilegiar o relacionamento, demonstrar que a empresa está satisfeita em atender o cliente.

 

Isso gera confiabilidade e demonstra a autoridade do empreendimento, pois os clientes entendem que ele não precisa ofertar o tempo todo para gerar negócios, sua qualidade fala por si só.

 

Nesse ponto, a personalização dos presentes também merece destaque. Produtos como os oferecidos pelo Ateliê Lapin podem ser personalizados, zelando pela discrição e elegância da menção.

 

Ou seja, usar os presentes corporativos para promover a marca pode não ser visto com bons olhos e, talvez, o item acabe não sendo utilizado por esse apelo publicitário. O ideal é optar por personalizações mais discretas e, ainda assim, estrategicamente colocadas.

 

Escolha presentes corporativos que agreguem valor

Além dos eventos temáticos que oferecem naturalmente qual linha de presentes corporativos seguir, é preciso ter bons critérios na hora de escolher aqueles que serão distribuídos em outros tipos de eventos ou ações.

 

Considere fazer uma lista de critérios que ajudará na escolha do presente corporativo, pois existem diversas opções no mercado. Alguns pontos são cruciais:

 

Qualidade do presente;

Exclusividade;

Custo-benefício;

Prazo de entrega;

Valores agregados, como a embalagem do presente;

Possibilidade de personalização; outros.

Depois de listar os critérios e colocá-los na seqüência de importância, considere os fornecedores e suas opções. Na Brindes Artlux, por exemplo, além da exclusividade dos produtos desenvolvidos com materiais nobres e em processos artesanais tradicionais, a diversidade de itens também chama atenção.

 

Linhas corporativas, por exemplo, quando elegantes e úteis, podem ser usadas pelos clientes em seus escritórios e reuniões de negócios. Mas também é possível inovar com malas de viagem e muito mais.

Faça uma ação de marketing de relacionamento para o pós-evento

A entrega de presentes corporativos pode acontecer antes, durante ou depois do evento, tudo dependerá de qual percepção ou sensação é preciso ser criada para os clientes que os receberão.

De qualquer maneira, uma ação pós-evento consolida a estratégia de fortalecer o relacionamento com o cliente, faz com que ele reviva e considere que todos os momentos, do evento e da relação comercial que foram pautados com eficiência e qualidade, e que essas características sejam preservadas e honradas pela fornecedora ou prestadora de serviços.

Dessa maneira, considere enviar um e-mail ou cartão de agradecimento, fazer uma ligação pessoal ou, ainda, fazer o envio de um presente que complemente aquele que foi dado no evento no endereço do cliente.

Se os executivos foram presenteados com um kit de viagens para organizar documentos, vouchers e passaporte, por exemplo, enviar um protetor ou tag de bagagem com uma mensagem irreverente pode ativar as sensações que foram proporcionadas durante o evento ou ocasião em que ele recebeu o primeiro item.

 

Essa sensação estará totalmente relacionada com a empresa, ou seja, essa ação de pós-evento fará com que ele tenha uma nova experiência positiva relacionada à sua fornecedora.

Criar ações de marketing de relacionamento é uma preocupação que a empresa precisa ter o ano inteiro, e para que elas sejam ainda mais eficientes é muito importante que elas sejam planejadas com antecedência e considerando os objetivos do negócio para o período.

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